É a gestão dos bens de consumo, quando eles chegam ao fim da sua vida útil e não podem mais ser comercializado pelos canais tradicionais de vendas, justamente por serem considerados impróprios para consumo primário, normalmente são enviados para o lixo, e consequentemente acabam indo parar nos aterros sanitários ou em muitos casos em lixões a céu aberto, porém com a logística reversa esses produtos podem ser reaproveitados, graças aos canais de distribuição reversos (CDRs)

A legislação ambiental brasileira pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS Lei 12.305/2010 demanda que as empresas se responsabilizem pela logística reversa de suas embalagens pós-consumo.

Por meio da plataforma da Rede Ciclo, a empresa cumpre a legislação, sendo esse processo comprovado pelas notas fiscais que a nossa tecnologia rastreia e que são reconhecidas pelo governo como certificados de logística reversa.

Os nossos relatórios de impacto também serão uma forma de sermos transparentes com todos os stakeholders.

A logística reversa é fazer com que sua embalagem retorne para a cadeia produtiva na forma de matéria prima, de modo que ela não prejudique o meio ambiente. A compensação ambiental segue esse mesmo princípio, com a diferença de que, ao invés de retornar a própria embalagem para a cadeia produtiva, a empresa remunera as cooperativas para retornarem uma quantidade de material equivalente ao das suas embalagens.

Através de notas fiscais coletadas, validamos as recicladoras, que precisam estar dentro da classificação de indústrias de transformação, ou seja, aquelas capacitadas para transformar embalagens pós-consumo em nova matéria-prima. As notas fiscais também passam por verificação constante dentro do nosso sistema.

A cada trimestre, geramos um relatório de impacto com os dados da compensação ambiental realizada para a sua empresa.

Nele, mostramos quais cooperativas foram beneficiadas, quanto de material foi retirado do meio ambiente no período e os indicadores de sustentabilidade.

Quem realiza esses serviços são os operadores do sistema, que usam a plataforma para realizarem a gestão e acompanhamento dos resíduos que são gerados, coletados, beneficiados e direcionados.

Cooperativa dos Recicladores de Alagoas – COOPREL Serraria
Endereço: Av. Menino Marcelo, 6001, Antares, Serraria
Fone: (82) 9933-2478

Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió – COOPLUM
Endereço: Rod. AL-101 Norte, Km 3,5, Jacarecica
Fone: (82) 9  9670-9604

Cooperativa dos Catadores da Vila Emater – COOPVILA
Endereço: Rua Livramento, s/n, Vila Emater, Jacarecica
Fone: (82) 9 9948-4731

Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis – COOPREL Benedito Bentes
Endereço: Conjunto Freitas Neto, s/n, Benedito Bentes II
Fone: (82) 9 8883-9930